TREINAMENTOS

Entre os serviços oferecidos pela LIM Serviços Educacionais encontra-se o treinamento. O treinamento pode ser definido como um conjunto de ações planejadas que a instituição realiza para contribuir com o desenvolvimento da instituição, buscando a geração de resultados alinhados aos objetivos organizacionais. Logo, uma instituição de sucesso, seja pública ou privada, traça os conhecimentos, habilidades e atitudes que os profissionais, em seus diferentes setores, precisam adquirir para agregar valor a instituição.
O que é treinamento?
a) Treinamento: é uma iniciativa com o intuito de aprimorar as competências, habilidades e atitudes dos colaboradores, afim de qualificar o desempenho de suas atividades nos cargos e funções que ocupam. Frequentemente, o treinamento é de curto prazo e com resultados imediatos. O treinamento acontece:
-
em curto prazo;
-
o resultado é imediato (presente);
-
trabalha as competências individuais;
-
dá ênfase nas necessidades pontuais dos colaboradores, individualmente;
-
tem o objetivo de melhorar as habilidades e competências;
Quais são os tipos de treinamentos e suas etapas?
Um treinamento eficiente passa por diversas etapas:
1) Levantamento das necessidades de treinamento: a primeira etapa pode ser considerada o ponto inicial de um projeto de treinamento. Seu objetivo é diagnosticar, preliminarmente, tudo que deverá ser realizado.
Para isso, deve ser feito um levantamento das necessidades de treinamento da instituição e dos colaboradores. Neste momento, diversos fatores devem ser levados em consideração, como a cultura organizacional, trabalho desenvolvido e processos atuais. Uma forma muito comum de fazer esse levantamento é por meio de uma pesquisa e da análise desta coleta de dados. Através dela, será possível pontuar os objetivos que a instituição pretende atingir com seu projeto de treinamento e desenvolvimento, e responder a algumas perguntas sobre as metas corporativas, as competências prioritárias a serem desenvolvidas, problemas a serem eliminados e resultados esperados.
2) Projeto e planejamento do treinamento: com o diagnóstico em mãos, é hora de planejar como o treinamento será aplicado. Isto é, entender como a estratégia de treinar e desenvolver habilidades será traçada. Elaborar um bom planejamento é fundamental para que o projeto seja bem-sucedido. É muito importante pensar em quais são as intenções do programa e as razões de realização, para formar ações objetivas e realmente alcançar as metas idealizadas. Esta etapa pode ser compreendida como o desenho do plano de capacitação, que visa atender às necessidades diagnosticadas, estabelecendo previamente: o que, por que, quando e onde deve ser ensinado, quem deve aprender como e quem deve ensinar, quanto vai custar, entre outras. Para saber quais metodologias ativas de aprendizagem estão sendo aplicadas porque valorizam a participação efetiva dos aprendizes na construção do conhecimento e desenvolvimento de competências.
3) Execução do treinamento: a terceira etapa do processo é a execução do treinamento, onde o colaborador deverá participar das ações planejadas para que adquira o conhecimento e as habilidades traçadas desde a primeira fase deste projeto.
Nesta etapa, devem ser realizadas algumas ações, como organizar responsabilidades, apresentação do plano a quem irá executar, divulgação do programa ao colaboradores, controle e avaliação de aprendizagem, entre outros. Ao longo do processo poderão surgir eventuais imprevistos que não devem afetar a equipe. Se isso acontecer, procure estratégias para lidar com os problemas, sempre norteados pela ética, objetivos e valores da instituição.
4) Avaliação dos resultados do treinamento: a quarta e última etapa é a avaliação dos resultados do treinamento. Aqui, deve ser avaliado a qualidade do treinamento realizado, respondendo às perguntas:
-
O treinamento produziu as modificações desejadas no comportamento das pessoas?
-
O treinamento produziu os resultados em relação a consecução das metas da instituição?
Para que seja possível realizar essa avaliação é importante observar alguns aspectos, como:
-
Avaliação de Reação;
-
Avaliação de Aprendizagem;
-
Avaliação de Comportamento: alguns elementos são fundamentais, como: O colaborador precisa estar engajado e ter o desejo de melhoria; A instituição precisa fornecer acesso fácil a ferramentas e conteúdos; O ambiente e a cultura da instituição devem ser em prol do aprendizado;
-
Avaliação de Resultados
Benefícios do Treinamento :
Abaixo, destacamos alguns os principais benefícios.
-
Aumento da produtividade;
-
Satisfação com o trabalho;
-
Diminuição da Rotatividade;
-
Redução de custos;
-
Melhoria no clima organizacional;
-
Produtos e Serviços mais qualificados;
-
Aumento da competividade;